Empresa

No ano de 1970 surgiu em Pernambuco a empresa Pernambuco Vigilância e, com ela, um Núcleo de Formação de vigilantes, que mais tarde daria origem à Nordeste Curso.

Esse Núcleo era integrado por Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, que eram instrutores dos vigilantes da época.
A legislação que regulava a atividade de vigilância era escassa, e não havia uma padronização legal na formação do vigilante. Já naquele tempo havia no Núcleo de Formação da Empresa Pernambuco Vigilância um compromisso com a qualidade na formação, mormente, com a disciplina rigorosa, assemelhada à disciplina militar.
Com o disciplinamento da atividade de Segurança Privada a partir da Lei Federal nº 7.102/83, a formação de vigilantes passou ter uma orientação mais profissional, porque passou a ser feita em Empresas/Escolas, criadas por imposição dessa Lei.

Em 1985, o Centro de Treinamento da Empresa Nordeste Vigilância foi registrado como Empresa de Formação de Vigilantes, com o nome Nordeste Curso de Formação de Vigilantes e Equipamentos Especializados. Por um curto período a Nordeste Curso teve instrutores civis que foram substituídos por instrutores oriundos da Polícia Militar de Pernambuco, a partir de novembro de 1990. Até meados da década de 1990, a Nordeste Curso formava e reciclava os vigilantes das diversas unidades do Grupo Nordeste, inclusive, com cursos itinerantes. No dia 01 de novembro de 2005, a Nordeste Curso foi vendida pelo Grupo Nordeste à família Menezes, cabendo ao Cel. Antonio Menezes da Cruz, sócio majoritário da empresa adquirida, o cargo de Diretor Presidente.

Até julho de 2006 a Nordeste Curso funcionou nas instalações da Base da Nordeste Segurança no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Em agosto desse mesmo ano, sua sede foi transferida para uma base locada, na Rua Prof. Gastão Villarim, 109, Jardim Atlântico, Olinda.

Em 11 de julho de 2011, a Nordeste Curso mudou-se para uma sede própria, na Av. Antonio da Costa Azevedo, 1431-Jardim Brasil II, Olinda, onde oferece aos que nela cursam o conforto de instalações amplas, com salas de aula climatizadas, Estande de Tiro próprio, Gerador, Sistema de Segurança dentro dos mais elevados padrões de modernidade e mantendo o permanente compromisso com a qualidade, que adotou desde a sua criação, como núcleo de formação e reciclagem de vigilantes.

Estrutura
Cursos
  • Extensão em Transporte de Valores
  • Extensão em Escolta Armada
  • Extensão em Segurança Pessoal Privada
  • Extensão em Formação de Vigilante
  • Extensão em Equipamento não letal I e II